sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Envelhecer é preciso

Outro dia uma amiga comentava que sua enteada não gosta da avó. Intrigada e sempre apaixonada que fui pelos meus avós (não me conformo quando alguém diz não estimar os seus), questionei.
Sabe qual a resposta? Pasme: porque ela é velha!
O que? Como assim? Desde quando os avós têm que ser adolescentes?
Sim, pois ela alega que a senhorinha tem um mau cheiro. Eu já estava com a lágrima pronta para rolar quando não bastando ainda havia a parte em que a pobre velhinha (cheia de amor pela neta) sempre que quer abraçá-la é rejeitada.
Que situação!
Fiquei pensando e como trabalho com crianças e adolescentes, percebo com freqüência a repulsa em relação à velhice. Será que o medo da morte e a ditadura da juventude eterna a todo custo é a causa?
Idolatramos rostos de porcelana, repuxados de plásticas na tentativa insana de esconder as marcas do tempo (nada contra, quem sabe um dia eu também queira isso), mas o fato é que não queremos envelhecer.
Ok, até aí tudo certo. Quem não gostaria de ser “forever Young” como a canção? Quem trocaria a beleza, uma pele lisinha, energia a todo vapor por rugas, pouca agilidade e perda de memória? Ninguém!
Só que estamos esquecendo um pequeno gigantesco detalhe: É inevitável, sabia?
Pois é, melhor acostumar-se com a idéia, pois queira ou não é para lá que caminhamos, faz parte da jornada, do pacote da vida, a não ser que você queira morrer jovem para escapar...
Então, aproveite bem o caminho, curta seu apogeu, mas prepare-se para mais tarde. Comece respeitando quem já se encontra lá.
Porque muitos deles são depressivos? Porque não se prepararam. Acharam por algum motivo lunático que não aconteceria com eles, que viveriam felizes para sempre na terra do nunca. Pode uma coisa dessas?
A idéia de envelhecer me parece um tanto ultrapassada e por isso assusta. Gente, ser velho não significa passar os dias de pijama e pantufas esperando a morte na frente da TV! Isso já era.
É lógico que a disposição não é mais a mesma, mas convenhamos que a busca desenfreada de alcançar objetivos e as preocupações da juventude consomem demais.
Não seria então um ótimo momento para relaxar e ler aquele livro com tempo, dar uma caminhada no parque e rir da correria doida dos jovens espertalhões?
De tomar um bom sorvete numa tarde ensolarada de terça-feira.
De fazer uma viagem e realmente viajar, digo, não pensar naquela pilha de trabalho da volta, que maravilha!
De dormir até mais tarde sem culpa.
De aproveitar o tempo de sobra para um café com amigos.
De curtir a serenidade que só é possível quando não se busca.
Olha, pensando bem, não vejo a hora!

Débora Borsatti

11 comentários:

barbyecariok disse...

gostei =D

bia santos disse...

Eu sempre desejei ter uma avó e não tive...

Tá com mau cheiro? Dá banho na vovozinha e passa perfume...

Trabalho com idosos e adoro as histórias que eles têm para contar...

Débora Borsatti disse...

Obrigada pelo comentário verdadeiro e de qualidade Bia.
Gente, falando sério, comentários vazios não são bem-vindos. expresse sua opinião. Nem que sej apara falar que não gostou, desde que bem fundamentado. um simples gostei não me diz se a pessoa leu o texto, ok.
Obrigada pela visita!

Blog UaiMeu! disse...

Que absurdo não gostar de alguem ainda mais sua propria vó pq ela é velha , como se isso fosse um defeito e exclusividade de uma pessoa só,todos nós vamos envelhecer mas algumas pessoas acham que tão a cima do bem e do mal.

Davi Drummond disse...

pois é, envelhecer faz parte da vida.. é preciso saber lidar com cada fase dela.. e saber que cada fase têm a sua poesia =))

to seguindo aqui, segue o meu?

www.foiporquerer.blogspot.com

Amauri Guimarães disse...

Curti os textos! =)

Se puder, dá uma passada lá, não é blog e sim vlog! hehe Beijos!

http://www.youtube.com/user/guimaraesamauri

Unknown disse...

envelhecer é preciso mais não vejo a hora não

Débora Borsatti disse...

hahaha...claro que o "não vejo a hora" foi uma pitada de ironia.

Abraço a todos e obrigada pelos comentários!

A felicidade passou por aqui...Anápolis - GO disse...

Puxa , amo conversar com velhinhos, minha maezinha tem 83 anos e as vezes os netos perguntam se as rugas doem.... Mas tem um carinho todo especial com ela, os bisnetos a chamam carinhosamente de bisa.

Anônimo disse...

"Forever young" temos de ser nas nossas mentes e nosso coração. Assim espero viver o tempo suficiente para ter netos e conviver com eles.

Unknown disse...

Thank you for you article, and I learnt from it that you must be a kind-hearted person. As a wife-to-be who is going to have this Alfred Angelo dress wedding dress on I am grateful to you for your introduction of the Allure bridal shop wedding dress. I am looking forward to better articles from you,introducing to us various styles of Bonny dress wedding dress, and I will surely introduce your articles to my friends, especially brides-to bewho are in want of a Casablanca wedding dress. Your articles will help them a lot!