sábado, 1 de outubro de 2011

O cheiro do novo


Adoro essa época do ano em que o clima começa a esquentar e o final do ciclo vai se proximando.
Tem um cheiro parecido com o de livro novo, é um cheiro de férias, um aroma diferente, quase um incenso de liberdade.
É a renovação que vai aparecendo de mansinho.
A despedida do inverno e da introspecção que lhe cabe.
Abram alas para o coquetel da primavera, que precede a festança do verão.
Há quem se sinta deprimido no final do ano, eu não.Vou me enchendo de graça e novas esperanças.
É tão bom fazer aquele balanço do que foi e aguardar o que está por vir.Como se ganhássemos outra chance de realizações, um renascer, de cronômetro zerado.
Claro que é um período pra lá de turbulento. O ritmo de trabalho acelera, a gente corre para a academia ou literalmente corre na rua mesmo, pra descontar os quilos a mais da hibernação, quem estuda quase tem um ataque com os exames finais, fazemos prestações imensas nas compras, mas enfim é tudo isso que nos move.
O poeta Drummond escreveu que "quem teve essa ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a trabalhar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra adiante vai ser diferente".
Quando li pela primeira vez fiquei extasiada com tamanha verdade.
Por mais que rituais de final de ano sejam quase como um grande deja vu, eu não me canso de repetir. Que maravilha poder juntar a família, até mesmo aquela tia desagradável, que todo mundo tem, afinal (não há família perfeita uma vez que é feita de humanos). Celebrar a passagem do ano com quem amamos é uma delícia!
Pode parecer muitas vezes que "os votos" sejam ditos sem sentimento, mas acredito que o mero uso de palavras doces permite que paire no ar uma magia, alguns conseguem perceber.
Sei que estou um tanto adiantada para a essa conversa toda, perdão, não pude me conter. É que eu já sinto aquele cheiro.

Dèbora Borsatti

9 comentários:

Anônimo disse...

Sabe que assim como tu, eu amo essa época do ano, uma porque faço aniversário em outubro e outra porque o tempo esquenta, temos mais disposição, fazem dias bonitos... enfim, eu amo! Beijos

Participe do nosso primeiro sorteio.
http://apaixonadasporcosmeticos.blogspot.com/

Marcelle Gália (Celle) disse...

Confesso que também adoro a chegada do fim de ano. Sinto um frescor, uma lufada de esperança, ainda que provocada por uma propaganda ou outra rs...sempre nos prometemos novas atitudes na virada do ano e cumprir essas promessas é um fator determinante para se sentir feliz diante do ciclo.
Bjo

OGROLÂNDIA disse...

Essa poesia do Drummond, da fatia do tempo, é realmente fabulosa.
E não é que é verdade? Já adentramos outubro, mês 10, e lá vai mais um ano se acabando. Se esse ciclo de tempo por um lado nos dá a esperança de recomeço, por outro acaba dando aquela sensação de agonia de um tempo se fechando.
Odeio fim de ano..rsrs
Beijogro

Unknown disse...

Eu tenho sentimentos misturados nessa epoca do ano. Geralmente dá uma tristezinha por estar longe da familia. E ao contrário do que acontece no Brasil, aqui o inverno está apenas começando. Mas com a chegada do novo ano vem também a esperança do término do inverno.
Adorei o seu blog. Que fonte linda, qual o nome?

Unknown disse...

Tudo se transforma ;)


Seguindo
www;mais1km.com

Paulo Ricardo Fogaça disse...

Toda época tem seu cheiro característico. Eu prefiro um frio, que tem cheiro de grama molhada. Isso é uma coisa fora do comum...
Não se esqueçam de comentar e seguir meu blog, http://cliqueparafechar.blogspot.com/

Larissa Matos disse...

Também adoro essa epoca que ta chegando o final do ano! Mesmo que as coisas sejam mais corridas é só pensar nas férias.
seguindo
http://seriesbooksmovies.blogspot.com

Aline Thompson disse...

Oi amore!

Gostei muito do que li aqui.
E não pude deixar de ter minha atenção especialmente chamada pelo título do post anterior sobre envelhecer! Amo tanto minha avó! ^^
Fiquei muito feliz de verdade de me deparar com o texto defendendo valores preciosos!
Confesso que não sou lá muito fã do fim de ano! Pelo calor excessivo, falta de afinidade com algumas festas... prefiro os meses menos quentes e tals... mas também não dá pra ficar com a cara amarrada né? xD
A coisa cíclica, estar com gente que amamos... é muito precioso também! Tenho mais o sentimento do início de ciclo em 1º de maio do que em 1º de janeiro, porque tenho uma proximidade com cultura celta e etc.
Estou seguindo com muito gosto!
Se puder retribuir segue meu diário virtual
http://odiariothompson.blogspot.com/

...beijinhos***

Nação Esmaltada disse...

é verdade, a melhor epóca do ano se re-aproxima. Onde buscamos fazer tudo diferente, melhor do que já fizemos, os sonhos se multiplicam e a esperança se abrange! beijos, seguindo aqui. http://nacaoesmaltada.blogspot.com/
Passa lá? Novo Blog de Esmaltes.